quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Ainda(!), Disseminando idéias e Influenciando Pessoas

“... o Emicida vai tá lá? Adoooro!”

Parafraseio a máxima de que recordar é viver, para esmiuçar a ideia de documentar o célebre moleque, cria da Zona Norte paulistana.

O ano era 2009 e o artista Emicida, se fosse o caso de ser citado por algum veículo cultural, teria o seu nome precedido pelos substantivos ‘revelação’ ou ‘promessa’.  
Célebre dentro do universo do hip hop, onde tornou-se lenda como o exterminador de MCs nas Rinhas de Freestyle , Leandro Roque de Oliveira ainda não tinha sido digerido pela cadeia evolutiva da cultura pop. Mesmo dentro do jornalismo musical, a menção ao seu dom de raciocínio rápido para criar rimas e improviso, ainda não era o fato consumado de hoje em dia.
Um edital público do MINC, direcionado aos jovens de cultura periférica, tinha como tema chave a categoria ‘Cultura e Transformação Social’, sob a alcunha ‘Nós Na Tela’.
O projeto sugeria um olhar para dentro do seu próprio meio;
uma auto representação, defendida no modo ‘nós falamos de nós para vocês’
(ler Bill Nichols, em seu fundamental (!) Introdução ao documentário).

“curto as produça caseira, não as de qualquer jeito;
não sei porque assimilaram o underground ao mal feito”

A chamada foi a seta para a investigar o rapper e o seu método de compartilhar ideias.
Nascia o projeto ‘Disseminando ideias e Influenciando Pessoas’.
Se desse certo, seriamos seus mestres de cerimônia, destrinchando a lógica de criação, produção e distribuição de suas mixtapes (vendidas a R$2,00)
Em paralelo, um ator personifica os gurus de marketing e toda a verborragia dos manuais de sucesso instantâneo.


Do roteiro à realização é outra história. Cada etapa, uma fase.
Prestes a divulgar o documentário via redes sociais, é hora de fazer um retrocesso e relembrar a primeira reunião para apresentar o projeto do documentário, sob a escadaria da universidade Cásper Libero (no coração do caos da Av. Paulista).
De lá pra cá, os substantivos que precedem o seu nome o tratam como uma unanimidade e a  promessa tornou-se certeza.  Disseminou-se em todo o país e agora faz eco no estrangeiro.
Nós, os realizadores também mudamos.
O projeto ‘Disseminando Ideias...’ fortaleceu a intenção do nosso coletivo audiovisual.
Vencemos a barreira do nosso primeiro edital público.
Ainda era por amor; mas com contrato e CNPJ.
É importante ressaltar que trabalhamos com e entre os nossos amigos; e isso é muito!
Quase três anos se passaram e ainda acreditamos no método colaborativo como força motora.

DENISON CARNEIRO
produtor e roteirista do curta documentário
‘Disseminando Idéias e Influenciando Pessoas’

Nenhum comentário:

Postar um comentário